Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Prêmio Santo Dias 2011 é entregue em sessão solene a cinco vencedores

Deputado José Candido
O Deputado Estadual José Candido, membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos, participado evento e se emocionou com as homenagens.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos entregou nesta segunda-feira, 5/12, em sessão solene aberta pelo presidente da Casa, Barros Munhoz, e conduzida pelo presidente da comissão, Adriano Diogo (PT), o prêmio Santo Dias 2011.

Nesta 15ª edição os vencedores foram: Movimento Mães de Maio; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe); irmã Michael Mary Nolan; pastor Ariovaldo Ramos dos Santos; e Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas.

As entidades

As Mães de Maiosão um movimento da Baixada Santista responsável por uma verdadeira peregrinação de mães na busca de explicações sobre o assassinato de seus filhos, mortos principalmente no período que se seguiu aos ataques da organização criminosa PCC, em maio de 2006. Na Baixada, as mortes acontecem até os dias de hoje, e todos os casos permanecem arquivados sem solução, e muitos sequer sem investigação. O movimento luta ainda pela federalização da investigação dos crimes, na esperança de solucioná-los.
Débora – Mães de Maio
O Condepe é conhecido por sua atuação expressiva em defesa dos direitos humanos no Estado de São Paulo. Trata-se de um órgão do Estado, controlado pela sociedade civil. Michael Mary Nolan, irmã de Santa Cruz de São Paulo, é advogada de direitos humanos, voltada ao trabalho com prisioneiras estrangeiras. O pastor batista Ariovaldo Ramos trabalha no Serviço de Evangelização para a América Latina e está preocupado com o crescimento de igrejas neopentecostais, com pregações superemocionadas e investimentos em mídia, o que diverge da orientação das igrejas evangélicas tradicionais. O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Campinasé uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1978, que desenvolve atividades de atendimento a vitimas de violação dos direitos humanos.
Ao receber o prêmio, Débora Silva, representante das Mães de Maio, teve dificuldade em se pronunciar por conta da emoção. Ela agradeceu sobretudo à Comissão de Direitos Humanos e a Adriano Diogo, que na sequência anunciou a presença do jornalista Renato Santana. Ele publicou diversas matérias na Tribuna de Santos, denunciando os assassinatos e teve que sair do Estado de São Paulo. Atualmente trabalha em publicação na defesa de indígenas que lutam contra a invasão de suas terras.

Veja matéria completa no www.josecandido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário